Taça Davis: João Sousa abre `play-off` entre Portugal e Alemanha

| Ténis

|

João Sousa vai iniciar, frente a Cedrik-Marcel Stebe, o 'assalto' de Portugal ao Grupo Mundial da Taça Davis em ténis, com o 'play-off' com a Alemanha a decorrer entre sexta-feira e domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras.

O sorteio, realizado hoje no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, ditou que o número um nacional irá defrontar, na sexta-feira, a partir das 11:00, no 'Centralito' do complexo de ténis do Jamor, o segundo jogador mais cotado da equipa visitante.

De seguida, Pedro Sousa, que neste 'play-off' estreia a condição de número dois nacional no 'ranking' mundial, enfrenta o principal tenista alemão, Jan-Lennard Struff, no segundo encontro de singulares da primeira jornada do embate entre Portugal e a Alemanha.

No sábado, a dupla João Sousa e Gastão Elias terá pela frente, no encontro de pares, o duo alemão formado por Yannick Hanfmann e Tim Puetz.

Para o último dia da eliminatória que poderá dar a Portugal o inédito acesso ao Grupo Mundial estão agendados os duelos entre João Sousa e Struff e Pedro Sousa e Cedrik-Marcel Stebe.

A seleção portuguesa, que pode fazer história para o ténis português, é capitaneada por Nuno Marques e composta por João Sousa (57.º), Pedro Sousa (107.º), Gastão Elias (148.º) e João Domingues (184.º).

A formação da Alemanha, que é orientada por Michael Kohlmann e que não contará com os seus três principais tenistas - Alexander Zverev (4.º), Mischa Zverev (27.º) e Philipp Kohlschreiber (34.º) -, é integrada por Jan-Lennard Struff (54.º), Cedrik-Marcel Stebe (90.º), Yannick Hanfmann (136.º) e Tim Puetz (380.º).

O 'play-off' de acesso ao Grupo Mundial da Taça Davis decorre entre sexta-feira e domingo, no 'Centralito', o mais emblemático dos 'courts' de terra batida do complexo de ténis do Jamor.

Esta é a segunda vez que Portugal disputa a ronda de acesso ao principal escalão da maior competição por seleções, depois de uma tentativa falhada em 1994, que terminou com derrota perante a Croácia (4-0), no Lawn Tennis Clube da Foz, no Porto.

Já a Alemanha vai tentar manter-se no Grupo Mundial, no qual está ininterruptamente desde 2005.

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Um dos mais conceituados politólogos sul-coreanos revelou à RTP o modo de pensar e agir de Pyongyang.

    Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.