Paulo Dentinho | Publicado há 8 minutos

O NÃO venceu o referendo. 55,3 por cento dos escoceses votaram a favor da continuidade no Reino Unido. 44,7 por cento queriam a independência. Esta foi uma consulta inédita e que teve uma grande resposta por parte dos eleitores. Votaram mais de oitenta e cinco por cento, dos quatro milhões de inscritos. Uma resposta positiva dos eleitores que mereceu elogios quer dos líderes dos movimentos que defenderam o NÃO, quer dos que defenderem o SIM. O sentimento predominante hoje é de alívio, como constatou o jornalista da RTP, Paulo Dentinho.

Na Grande entrevista à RTP, António José Seguro diz que é preciso acabar com o que está podre no regime democrático.

    Sandra Henriques

    Santana Lopes começou esta semana o segundo mandato de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e afirma que pretende cumprir os três anos previstos. Ainda assim, o antigo primeiro-ministro não fecha por completo a porta a uma corrida nas eleições presidenciais.

      Mais de mil enfermeiros vão ser contratados, até ao final do ano, para integrarem o Serviço Nacional de Saúde. O anúncio foi feito, em comunicado, pela Administração Central do Sistema de Saúde. Já foi autorizada a contratação de 585 enfermeiros, e já está "em fase final de autorização" a contratação de outros 344". O Sindicato dos enfermeiros já reagiu à contratação anunciada pelo governo de mais de mil novos enfermeiros até ao final do ano no Serviço Nacional de Saúde. Guadalupe Simões diz-se satisfeita, mas há outras questões que têm de ser resolvidas.

      Marcelo Sobral/Sérgio Tomás

      A Procuradoria Geral da República confirma que está em curso uma investigação a Luís Filipe Menezes. Até agora não foram constituídos arguidos. A RTP sabe que o património do ex-autarca está a ser investigado por suspeitas de corrupção e enriquecimento pessoal. A autarquia de Gaia também já confirmou que foi alvo de buscas por parte da PJ.

      Madalena Salema

      Esta manhã o Parlamento vai aprovar a comissão parlamentar de inquérito sobre o caso do Banco Espírito Santo (BES). Há 120 dias para deslindar as relações entre o banco, o grupo e as “offshores”.

        Quatro crianças ficaram feridas, em Pampilhosa do Botão na Mealhada, depois de um acidente entre um autocarro escolar e um automóvel ligeiro. O autocarro transportava as crianças da escola para casa, quando num semáforo com sinal intermitente aconteceu o embate. Três crianças entre os 10 e os 12 anos, que seguiam no autocarro, sofreram ferimentos ligeiros assim como uma rapariga de 14 anos que se encontrava no automóvel ligeiro envolvido no acidente.

        A GNR apreendeu numa casa em Paderne, no Algarve, várias armas e munições, incluindo uma arma de guerra israelita. Além de uma espingarda automática usada pelo exército de Israel, foram apreendidos vários revólveres, pistolas e mais de 550 munições, entre outro armamento. A GNR apreendeu também haxixe suficiente para mais de 10 mil doses. O proprietário da residência onde forma encontradas as armas foi detido e aguarda uma decisão do Tribunal de Albufeira.

        O presidente norte-americano ficou satisfeito com a aprovação, pela Câmara dos Representantes, da autorização para fornecer armas e treino aos rebeldes moderados que combatem os extremistas na Síria. Barack Obama destacou o facto de ter tido o apoio dos dois partidos, o que considera um aspeto decisivo da estratégia para aniquilar o Estado Islâmico. Obama fez questão de dizer que o treino dos rebeldes não será feito na Síria.

        O grupo extremista do Estado Islâmico divulgou um novo vídeo na internet. O vídeo mostra o jornalista britânico, John Cantlie, raptado na Síria em 2012. No vídeo divulgado pelos extremistas islâmicos não são visíveis armas nem ameaças. O jornalista britânico promete contar em breve toda a verdade sobre a organização islamista.

        O Conselho de Segurança das Nações Unidas declarou o surto de Ébola em África como uma "ameaça à paz e à segurança internacional". O secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, sublinha que o número de casos cresce de dia para dia.

        Nas Filipinas, houve uma tempestade com chuvas torrenciais, próximo de Manila, a capital. Com as casas inundadas, os moradores foram obrigados a procurar lugares mais seguros. As escolas foram fechadas e as estradas ficaram submersas.

        Em Destaque

        • O investigador de Ciências Sociais da Universidade de Edimburgo traça um retrato do território que referenda a independência, a Escócia.

        • A Escócia não é, na Europa, caso único de nação vivendo sob a égide de um Estado de várias nações. O referendo escocês colocou novamente na ribalta as nações com futuro por definir.

        • O cineasta que estreia o filme “Os gatos não têm vertigens” fala nesta entrevista sobre a sua carreira, sobre o cinema e o momento atual da Cultura portuguesa.

        • O maior galardão no mundo para a área da oftalmologia foi entregue a sete cientistas.

        • Em entrevista no Telejornal da RTP, o realizador João Botelho destaca as descrições intemporais de Eça de Queiroz, destacando que o clássico "é um texto fundamental para conhecer Portugal, para nos conhecermos a nós próprios".

        • No dia em que se assinalam os 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, a Antena 1 mostra como as Unidades de Saúde Familiar servem de remédio para essa carência.

        Pub

        Noticiário Antena 1

        Informação

        • Ursos no quintal

          Ursos no quintal

        • Afundado há 200 anos

          Afundado há 200 anos

        • E agora?

          E agora?

        • A febre do iPhone 6

          A febre do iPhone 6

         

         

        + Lidas e + Comentadas

        • + Lidas
        • + Comentadas

        Noticiários

        • Telejornal (2ª parte)

          Telejornal (2ª parte)

          Data exibição: 2014-09-18

          Duração: 00:01:55

        • 24 Horas (1ª parte)

          24 Horas (1ª parte)

          Data exibição: 2014-09-18

          Duração: 01:01:50

        • Telejornal (1ª parte)

          Telejornal (1ª parte)

          Data exibição: 2014-09-18

          Duração: 00:43:26

        • Jornal da Tarde (2ª parte)

          Jornal da Tarde (2ª parte)

          Data exibição: 2014-09-18

          Duração: 00:12:22

         

         

        A Frase

        Marinho e Pinto tem ambições políticas e isso é legítimo. Não pode é ter a pretensão de utilizar argumentos que fazem os outros de tontos para justificar as suas decisões. Marinho e Pinto, que vai criar um partido à sua imagem, devia lembrar-se do que aconteceu ao PRD de Ramalho Eanes. "Eu sou incoerente. Deixem-me ser incoerente", disse ele à RTP, em fevereiro de 2012. Deixemo-lo, pois.

        Celso Filipe Negócios

        A RTP nas redes Sociais

        •  
          Facebook
        •   Twitter
           seguidores
        •   Youtube
           seguidores

        A imagem

        Mundo

        Treino de Guerra

        Ahmed Jadallah, Reuters

        Peshmergas curdas participam num treino militar, perto do campo de Sulaimaniya, no norte do Iraque. Em breve, irão juntar-se à luta armada contra o Estado Islâmico.

        Cinemax

        • João Lopes Redescobrindo as sonoridades alentejanas Sérgio Tréfaut continua apostado em utilizar o documentário como um instrumento de revelação de vivências singulares: "Alentejo, Alentejo" mostra como os cantares alentejanos são uma tradição viva, envolvendo todas as gerações..

        Votação

        Vídeo e Áudio

        • Notícias
        • Programas
        • Diretos
        •  
        • Todos
        • Vídeos
        • Áudios