A relevância de Harvey Milk
Harvey Milk fotografado em Castro Street, São Francisco, em frente à sua loja de produtos fotográficos

Mais CinemaBiografiaOscar 2009  

A relevância de Harvey Milk

Evocação de Harvey Bernard Milk (1930 - 1978), político norte-americano nascido em Nova Iorque e que fez uma revolução cívica em São Francisco, onde foi assassinado.

A propósito da estreia do novo filme de Gus Van Sant, o Cinemax ouviu o sociólogo Miguel Vale de Almeida defender que hoje, tal como há 30 anos, ainda faz falta um Harvey Milk: alguém que esteja no cenário político norte-americano assumindo a sua homossexualidade e com disponibilidade para lutar pelos direitos civis.

O cinema deu-lhe a conhecer o homem comum que chegou a político e percebeu que podia, dentro do sistema, mudar alguma coisa. Na década de 80, o documentário ‘The Times of Harvey Milk', sobre o ‘mayor da rua Castro' (era assim que Milk se auto denominava), despertou a sua curiosidade pela personalidade.

Miguel Vale de Almeida contextualiza Harvey Milk, nos tempos em que equiparou a discussão dos direitos LGBT com a defesa de Martin Luther King sobre a igualdade entre brancos e negros.

Reconhece que ainda faz falta, nos Estados Unidos, um Harvey Milk que consiga evitar campanhas e vitórias como a que aconteceu nas últimas eleições.
Enquanto o mundo festejava a vitória de Barack Obama, a Califórnia votava a proposta 8, que proíbe os casamentos entre homossexuais. Um retrocesso nos tempos e no mesmo estado em que Harvey Milk fez história.

Miguel Vale de Almeida considera que em Portugal, a política ainda está cheia de armários, mas considera que o país vai ‘apanhar o comboio' da igualdade de direitos porque o mundo global não deixa ninguém para trás.

Escute a reflexão do sociólogo Miguel Vale de Almeida


> Excerto do primeiro discurso de harvey Milk após ter sido eleito supervisor de São Francisco - "Got hope" como expressão de um sentimento de várias minorias

> Derradeiras palavras de Harvey Milk numa gravação de 1978 - testemunho ilustrado posteriormente com imagens da marcha de indignação gerada pelo seu assassinato

> Sítio do documentário "THE TIMES OF HARVEY MILK", de Robert Epstein e Richard Schmiechen - premiado com o Oscar em 1984

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaBiografiaOscar 2009