Box OfficeMais Cinema  

Os filmes mais vistos de...2010

Feitos os balanços do ano que terminou, chegou a altura de olhar para a frente. O Cinemax diz-lhe quais serão os 20 filmes mais vistos em 2010. Vai uma aposta?


Há um ano, quando fizemos o balanço de 2008 e projectámos 2009, referimos alguns filmes como "armas da indústria para combater a crise".

Um ano depois, a meia dúzia de títulos mencionados faz parte da lista dos 10 mais vistos do ano em todo o mundo. De fora da nossa previsão ficaram apenas "Lua Nova", "2012", "À Noite No Museu 2" e "A Ressaca".

A história repete-se em 2010. É possível, com alguma certeza, apontar os candidatos a favoritos das audiências.

Lembramos que este é ano de Mundial de Futebol - o único evento desportivo realmente capaz de mexer com a frequência nas salas. O facto irá condicionar estreias nos mercados onde o futebol é rei entre 11 e 29 de Junho. Ou seja, em plena época de blockbusters de Verão.

Tendo isto em conta, eis os candidatos a maiores êxitos de bilheteira em 2010 com as respectivas datas de estreia nos Estados Unidos - que, em alguns casos, serão coincidentes com o lançamento em Portugal.



Alice in Wonderland (5 de Março)
Em magnífico 3D, Tim Burton pega no clássico de Lewis Carrol e dá-lhe um tratamento muito pessoal. Tendo em conta o interesse que está a gerar poderá muito bem ser o primeiro blockbuster do ano.
(Buena Vista)



Clash Of the Titans (26 de Março)
O remake do filme de 1981 conta a viagem de Perseus (Sam Worthington) e a sua luta para impedir que Hades (Ralph Fiennes), deus dos infernos, consiga derrotar Zeus (Liam Neeson).
(Warner Bros.)



How To Train Your Dragon (26 de Março)
A Dreamworks terá presença forte em termos de filmes de animação durante 2010. Com a acção situada num mundo mítico em que os Vikings tradicionalmente combatem e matam dragões, conta a história de Hiccup, um adolescente com uma visão diferente das coisas.
(Paramount/Dreamworks)



Date Night (9 de Abril)
É sempre arriscado apostar em comédias, mas Steve Carrell e Tina Fey no mesmo filme pode resultar.
(Fox)



Iron Man 2 (7 de Maio)
O primeiro filme estreou em 2008 e fez 585 milhões de dólares (total mundial). Desta vez o vilão será Mickey Rourke. Regressam Gwyneth Paltrow e Robert Downey Jr. bem como o realizador, Jon Favreau.
(Paramount)



Robin Hood (14 de Maio)
O veterano Ridley Scott realiza mais uma versão da história do bandido que roubava aos ricos para dar aos pobres. Encarregue dessa nobre missão estará Russell Crowe. Cate Blanchett será uma Lady Marian menos doce e passiva do que o habitual.
(Universal)



Shrek Forever After (21 de Maio)
E vão quatro. Os anteriores foram enormes sucessos planetários - 484 milhões para o primeiro, em 2001; 920 milhões para "Shrek 2" em 2004; 800 milhões para o terceiro filme em 2007. Esta será a primeira vez que poderá ver o ogre verde em 3D.
(Paramount/Dreamworks)



Sex and the City 2 (28 de Maio)
A Warner Bros. não perdeu tempo. Após os 415 milhões de 2008, pretende reeditar o sucesso com uma segunda história de Carrie Bradsahw (Sarah Jessica Parker) e companhia.
(Warner Bros.)



Prince of Persia: The Sands Of Time (28 de Maio)
Produzido por Jerry BRuckheimer, com Jake Gyllhenhaal no papel do príncipe, este é um dos filmes mais aguardados do ano. Escusado será dizer que é a adaptação ao cinema de um clássico dos jogos de vídeo.
(Buena Vista)



The Karate Kid (11 de Junho)
Will Smith produz mais um remake de um sucesso dos anos 80 com o filho Jade como protagonista e Jackie Chan no papel do mestre.
(Sony Pictures)



The A-Team (11 de Junho)
Do sotão poeirento das séries de televisão dos anos 80, a Fox retirou "The A-Team". Adaptados ao novo século, os ex-comandos fora-da-lei transformaram-se em veteranos da guerra no Iraque que procuram limpar o seu nome. Liam Neeson será o Coronel Hannibal.
(Fox)



Toy Story 3 (18 de Junho)
Passaram 15 anos sobre a estreia do primeiro filme (BO mundial de 362 milhões de dólares). Em 1999 estreou "Toy Story 2" que somou 485 milhões. Agora, em 2010, o terceiro da série irá aderir à moda do 3D.
(Buena Vista)



Eclipse (30 de Junho)
Filmado logo a seguir a "Lua Nova" (BO mundial de 670 milhões de dólares), este é o terceiro da série baseada nos livros de Stephenie Meyer. O primeiro filme, "Crepúsculo" estreou em 2008 e terminou a carreira nas salas com 385 milhões de dólares.
(Summit Entertainment)



Inception (16 de Julho)
Escrito e realizado por Christopher Nolan ("Cavaleiro das Trevas"). Leonardo Di Caprio será o protagonista. Está a criar uma boa reputação baseada no secretismo em redor da história e no visual inovador apresentado nos trailers.
(Warner Bros.)



The Sorcerer's Apprentice (16 de Julho)
A Disney pega em "Fantasia", e traz a velha história do aprendiz de feiticeiro até aos tempos modernos. Nicholas Cage é Balthazar Blake, o mestre que tenta iniciar o desajeitado Dave Stutler (Jay Baruchel) nos mistérios da magia.
(Buena Vista)



Little Fockers (30 de Julho)
A comédia original, "Um Sogro do Pior" estreou em 2000 e somou 330 milhões. O segundo filme, "Uns Compadres do Pior"("Meet the Fockers" no original), lançada em 2004, confimou a popularidade da série, com um BO final de 571 milhões de dólares em todo o mundo. Ben Stiller, Robert De Niro, Dustin Hoffman e Barbra Streisand regressam em 2010 para uma terceira dose.
(Paramount/Dreamworks)



Megamind (5 de Novembro)
Após a morte do eterno rival Metro, Megamind decide criar um novo super-herói que dê sentido à sua vida de super-vilão.
(Paramount/Dreamworks)



Harry Potter and the Deathly Hollows -Parte 1 (19 de Novembro)
O derradeiro volume das aventuras do feiticeiro de Hogwarts será dividido em duas partes. A primeira a estrear no Natal de 2010 e a segunda durante o Verão de 2011. Os melhores resultados da série andaram pela casa dos 900 milhões de dólares em todo o mundo. Espera-se um final a condizer.
(Warner Bros.)



Tron Legacy (17 de Dezembro)
A Disney aposta forte na actualização de um filme que celebrava os primeiros jogos de video. O desenvolvimento dos efeitos visuais foi enorme desde 1982, o que permitirá ao novo "Tron" ir bastante mais longe do que o original.
(Buena Vista)



Rapunzel (24 de Novembro)
Este será o filme de animação da Disney para o próximo Natal. A história clássica de Rapunzel, a princesa de longos cabelos que passou a vida presa numa torre.
(Buena Vista)


Estes são, na nossa opinião, os maiores candidatos a terminar o ano na lista dos 10 mais vistos em todo o mundo.

De fora ficou o ocasional "sleeper", o tal filme de que ninguém espera, a comédia que subitamente se torna popular em todo o mundo (como sucedeu com "A Ressaca" em 2009) e uma ou outra novidade que, de repente, entre no alinhamento de estreias.

Ou seja, continua a haver (algum) lugar para a imprevisibilidade.

por
publicado 12:11 - 05 janeiro '10

Recomendamos: Veja mais Artigos de Box OfficeMais Cinema