9ª Edição do Festival Audiovisual Black & White arranca esta quarta-feira

Festival  

9ª Edição do Festival Audiovisual Black & White arranca esta quarta-feira

O único festival do mundo que aceita obras de fotografia, vídeo e áudio realizadas apenas a preto e branco acontece na cidade do Porto

Cinemax Rádio:
Outros Áudios
Entrevista com Jaime Neves diretor do Festival Audiovisual Black & White

O Black & White, como o próprio nome indica e o director do festival Jaime Neves assume, explora e especificidade do preto e branco, e de alguma forma, a crescente sensibilidade do público para este tipo de trabalhos que, ao contrário do que se possa pensar, não têm propriamente a ver com as obras dos primórdios do cinema.

Este ano parece ter sido finalmente alcançado um dos grandes objetivos da organização, ou seja, que o festival assuma uma dimensão internacional. As produções alemãs estão em força nesta 9ª edição que ao todo exibirá mais de trinta filmes oriundos dos quatro cantos do mundo, alguns deles em estreia europeia.

A ficção é um dos géneros em destaque, mas há também uma forte presença do cinema experimental, musical, de animação e do documentário. Além da aposta em vídeos e fotografias a duas cores, há ainda uma área dedicada ao áudio em que é estimulada a criação de ambientes sonoros que remetam para o “preto e branco”.

A cerimónia de abertura acontece esta quarta feira com a peça multimédia intitulada “Journey to the Last Frontier”, um projeto do musico angolano Victor Gama que inclui material vídeo e áudio captado na Antártica.

O Festival Black & White decorre até sábado na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. Quatro dias totalmente a preto e branco em que não faltarão os serões musicais. Nuno Prata (ex-Ornatos Violeta) e o grupo Lado Esquerdo tocam nas noites de quinta e sexta-feira, respetivamente.

por
publicado 09:52 - 19 abril '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival